
Ortopedia Funcional dos Maxilares
Prevenção é o princípio fundamental e básico de qualquer especialidade médica ou odontológica.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) atua precocemente, é preventiva, e na grande maioria dos casos, neste ato de prevenir, trata e cura.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares provoca estímulos diversos, baseados no conceito funcional dos órgãos, a fim de provocar modificações ósseas, musculares e dentárias, que influem sobre a mastigação, deglutição, respiração e fonação em benefício estomatológico e da saúde geral do indivíduo.
Os aparelhos ortopédicos funcionais produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.
É uma especialidade da Odontologia voltada para o estudo, prevenção e tratamento das alterações de Forma e Função do Sistema Estomatognático desde o primeiro ano de vida. Trata precocemente a maioria das más oclusões que acometem crianças, na dentição decídua, mista, podendo ser efetivo também em casos de dentição permanente contribuindo de maneira eficiente para a saúde bucal e geral dos pacientes.
Portanto compete a OFM :
1-Diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das más oclusões
2-Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:
Crescimento e Desenvolvimento
Erupção Dentária
Postura e Movimento mandibular
Posição e Movimento da Língua